quinta-feira, agosto 23, 2007

Os Segredos do Firefox: O Campo de Pesquisa

O Firefox possui um campo que permite realizar rapidamente pesquisas em sites como o Google. Inexplicavelmente esta foi uma das funcionalidades do Firefox que eu mais demorei a usar com freqüência, mas esta funcionalidade é uma mão na roda.

Posts anteriores da série:
- O Nascimento
- Usabilidade
- Campo de Endereço

O funcionamento é simples, você digita as palavras chaves do que você quer no campo, aperta ENTER e já aparece o site com o resultado da pesquisa. O campo de pesquisa ainda possui 2 atalhos que deixam o funcionamento muito mais produtivo.
- Acessar o campo de pesquisa: CTRL+K
- Abrir a página de resultados numa nova aba: ALT+ENTER

Vamos fazer um exercício? ;)
Supondo que você esteja num site de receitas e veja numa receita sobre um corte de carne bovina chamado Tatu e resolva saber mais sobre isso. Você não precisa pegar o mouse, abrir uma nova aba, clicar na barra de endereço, digitar o endereço do site, esperar a página carregar, digitar as palavras chaves, para depois disso ver a página de resultados. Basta simplesmente você digitar CTRL+K, digitar as palavras chaves, dar um ALT+ENTER e pronto.

É possível ainda adicionar vários sites de pesquisa neste campo, porém deve deixar sempre um selecionado para realizar a sua consulta. Para adicionar novos sites existem dois métodos, o primeiro é ir até uma página que possua campos de pesquisas para adicionar ao Firefox como esta ou esta. O segundo, é ir até o site que se deseja adicionar, clicar no campo de pesquisas do site e se o site tiver implementado a funcionalidade para adicionar ao Firefox, o campo de pesquisas do Firefox ficará com uma cor destacada como a figura abaixo:
campo_pesquisa_cor_destacada
Depois dentro do campo de pesquisas aparecerá uma opção de adicionar o campo do site, como na figura abaixo:
Campo_Pesquisa_Adicionar
Uma outra funcionalidade deste campo é a capacidade que ele tem de auto-completar com as palavras mais buscadas. Mais ou menos como o Google Suggest. Mas não são todos os sites que tem esse recurso.

O Google é sem sombra de dúvida o site mais usado pelos usuários no campo de pesquisas. Ele é o site selecionado como padrão após a instalação do Firefox, mas para isto existe uma boa motivação, o Google paga a Mozilla pelo cliques que você dá nos anúncios exibidos durante uma pesquisa realizada no Google através do campo de pesquisa do Firefox.

Mais sobre o campo de pesquisa:
- Mozilla Firefox em português.
- Conheça o campo de pesquisa do Firefox.
- Adicione mais campos de pesquisa.

PS¹: Carne bovina chamada tatu eu nem sabia que existia, quem descobriu foi a Ane, minha namorada.
PS²: Viu Zis como existe carne bovina chamada Tatu. :P

Um comentário:

Cleverson disse...

Mais um bom artigo... Parabéns! :)