segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Os Segredos do Firefox: O Nascimento

Em 9 de novembro de 2004 foi lançado o Mozilla Firefox 1.0 e em apenas um dia foram feitos mais de 1 milhão de downloads, o grande número de downloads logo no primeiro dia tem uma explicação fácil: o Firefox já vinha colecionando fãs muito antes do seu lançamento.

netscape_classic_logoHoje em dia o Firefox é o principal concorrente do navegador Internet Explorer da Microsoft, porém esta briga começou muito antes. Para quem não sabe o Mozilla Firefox é um parente do Netscape Navigator que dominou o mercado nos anos 90 e após perder muito mercado para o software da Microsoft a Netscape resolveu criar o projeto open source chamado Mozilla. Diz a lenda que Mozilla significava Mosaic Killer, e já era o nome usado internamente no Netscape Navigator. Mosaic foi o primeiro primeiro navegador WWW e o primeiro navegador para Windows. (fonte: Wikipédia)

Durante um tempo existiu o Mozilla e o Netscape que eram praticamente iguais mas mesmo com este projeto open source a Netscape que na época já havia sido comprada pela AOL não conseguiu recuperar o mercado perdido para o Internet Explorer.

internet_explorer_logoMas o ponto principal disso tudo é entender como a Microsoft ganhou tanto mercado em cima da Netscape, num primeiro momento pode-se pensar que foi porque a Microsoft começou a distribuir o seu navegador gratuitamente primeiro que a Netscape mas na minha opinião isto teve pouca ou nenhuma influência pois quando a maioria de nós começou a usar a internet o Netscape Navigator já era gratuito ou nem existia mais. A verdade é que a Microsoft conquistou o mercando fazendo valer o seu domínio no mercado de sistemas operacionais, passando a distribuir o Internet Explorer junto com o Windows. Com o mercado em grande expansão um grande número de novos usuários acabavam usando o navegador que estava mais acessível e não o Netscape que era necessário baixar da internet (o que demorava na época) e ainda instalar o programa, ou simplesmente desconheciam a existência do Netscape. Mas o jogo mais sujo usado pela Microsoft para ganhar mercado foi fazer o Internet Explorer interpretar os códigos HTML não no padrão estabelecido mas sim por um criado pela Microsoft além de criar diversas funções tanto em HTML como em JavaScript que já existiam mas criando com outro nome ou estas funções funcionavam um pouco diferente dos padrões estabelecidos, tornando assim páginas que fossem desenvolvidas visando o Internet Explorer incompatíveis com o Netscape.

Vendo que a batalha estava sendo perdida para a Microsoft a AOL dona da Netscape resolve abandonar o desenvolvimento do mesmo e doou todo código do Netscape para a comunidade de software livre Mozilla junto com mais 1 milhão de dolares. =) Além disso a Mozilla passou a receber apoio de grandes corporações como a IBM.

A suíte de aplicações Mozilla contava com um navegador, um leitor de e-mail, bate papo (IRC) e se eu não me esqueci de nada ainda com um editor de HTML, todo este conjunto de funcionalidades num mesmo software deixava o software um pouco pesado e até um pouco confuso para os usuários. A comunidade Mozilla baseada no desenvolvimento open source juntamente com a comunidade software livre e o apoio de grandes instituíções resolveu que era hora de contra-atacar e criou o projeto de um novo navegador o Phoenix. O Phoenix vinha para simplificar, ele seria apenas um navegador, mas não um simples navegador, ele se adequaria ao usuário mais do que qualquer outro software no mercado através da instalação de complementos e de temas.

Devido o nome Phoenix já ser utilizado no mercado de tecnologia foi necessário mudar o nome para Firebird, porém já existia um banco de dados com este nome então a comunidade Mozilla resolveu mudar o nome para Mozilla Firebird. Quem não ficou feliz com o nome foi a comunidade do banco de dados Firebird que temia ser confundida e pediu (insistentemente) que a Mozilla mudasse o nome do navegador. Então finalmente o novo navegador da Mozilla ganharia um nome definitivo: Mozilla Firefox.

firefox_logoAté o lançamento da versão 1.0 em 9 de novembro de 2004 foram lançadas diversas versões beta que foram colecionando diversos fãs para o novo navegador, além disso existiam muitos orfãos do navegador Netscape Navigator que nunca ficaram totalmente satisfeitos com o Internet Explorer. E é por isso que no dia do lançamento do Mozilla Firefox lá em 2004 o Firefox já surgiu com tudo, com os seus mais de 1 milhão de downloads em apenas um dia.

Comece hoje mesmo a usar o Firefox:
- Site do Mozilla Foundation
- Site em português do Mozilla

Saiba mais sobre tudo isso na Wikipédia:
- Mozilla Firefox
- Netscape Communications Corporation
- Sobre o Mozilla
- Sobre o Internet Explorer

3 comentários:

Cleverson disse...

Cara!!

Muito massa essa tua idéia de escrever um pouco sobre o Firefox!

Muitos só passaram a conhecer o browser com este nome mas nós, e muitos outros,usamos o netscape (menos, mas usamos) e o Firebird desde que se chamava Phoenix, ou seja, vivemos grande parte da história e da evolução deste browser, o que certamente te dá um subsídio enorme para fazer estes posts que além de tudo trazem muita informação para os que só conheceram o Firefox com este nome.

Parabéns pelo post, pela idéia e já to aguardando os próximos! :)

[]'s

DP disse...

Quando conheci a Internet, em 2003 (sim, foi tarde!), não pensava nem 1% do que penso hoje. Eu nem sequer imaginava que entraria para a faculdade que entrei. :)

Foi na escola, onde todas as tardes eu navegava com o desprezível Internet Explorer do tio Bill. Conheci e passei a utilizar a Blogger Brasil (exatamente, aquela BOSTA!), usava como e-mail oficial o BOL e me divertia durante horas nos bate-papos BOL. Não sei se choro ou se dou risada daquele tempo. Haha..

Em 2004, início do ano, comprei meu PC. Que alegria! Até então, não conhecia o Windows XP. Imagina os olhinhos brilhando. HUhuahahhua.. Tudo era perfeito. Office era maravilhoso pra mim. E era a Microsoft aqui na terra e Deus lá no céu.

Mais tarde, passei a acessar Internet de casa (um mês após a compra). Comecei, aos pucos, ler Blogs e um interesse grande por novos softwares vinha surgindo. Certo dia, me deparei com um tal de Netscape. Baixei. Instalei.

"Óóóh! Que coisa mais magnífica! Por quê o IE não é assim?", pensei. Mas nem por isso larguei a praga.

Em 2005, já na faculdade, de iBest Mail (e já migrando timidamente pro Gmail) e MSN (após passado pela fase do IRC), conheci o Firefox. Baixei e não gostei. Sério! Odiei, porque era muito diferente.

Em 2006, início dos treinos pra Maratona de Programação, na URI. Discutimos o uso do Firefox. Passei a testá-lo, usar as abas, os favoritos... Fui apresentado às extensões. E, ao mesmo tempo que migrei de vez pro Gmail e pro GTalk, abracei o Firefox para nunca mais largar.

Fiquei sabendo depois, por meio de buscas, desses nomes anteriores, mas essa história de ele ser da mesma família do Netscape, é novidade pra mim.

Hoje, meu Firefox é customizado ao meu gosto, tem as minhas extensões, os meus favoritos, a minha cara. Por isso que é o melhor navegador do mundo.

E parece que não só meu browser estará customizado ao meu gosto nos próximos tempos. Existem boas chances de eu contar com um SO que vai ser a minha cara! :)

Estou ansioso para as próximas publicações dessa série!
;)

Parabéns pela iniciativa! :D

Andre Almeida disse...

E mais Daniel em 2003 se eu não me engano já existia o Mozilla e o Netscape era baseado neste. Além disso era versão 6.0 não era? Meio pesado? Pois é, por isso fizeram o Firefox.

Abraços
Andre Almeida