domingo, março 25, 2007

Os Segredos do Firefox: Campo de Endereço

Este post é mais um da série Os Segredos do Firefox mas mais do que isso é uma continuação do post anterior onde falávamos sobre usabilidade. Agora vamos falar sobre os detalhes das funcionalidades do Firefox que fazem deste navegador um software de destaque.

Posts anteriores da série:
- O Nascimento
- Usabilidade

Campo de endereço é onde tudo começa! A primeira coisa quando se quer navegar é digitar o endereço de onde se quer ir. Então vamos lá, vamos visitar o site do Ubuntu Brasil.... OPS!!! Qual é o endereço do site mesmo? Putz, e agora?! Não tem problema, no Firefox você digita "Ubuntu Brasil" na barra de endereço e como mágica o Firefox te leva até http://www.ubuntubrasil.org/. E aquele dicionário da língua portuguesa, o Dicionário Universal? É a mesma coisa você digita "Dicionário Universal" na barra de endereços e o Firefox te leva ao site http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx.

firefox_campo_endereco

Mágica mesmo?? Não, não! Quando você digitou "Dicionário Universal" na barra de endereços, o Firefox buscou no Google usando a funcionalidade "Estou com sorte" e te levou direto a página mais relevante com as palavras chaves digitadas na barra de endereço, caso as palavras chaves digitadas não tenham relação forte com nenhum site você é levado a página de resultados do Google.

Outra funcionalidade do campo de endereço, que qualquer navegador tem, é conforme você vai digitando um endereço ele busca nas páginas visitadas para caso você desejar, auto-completar o endereço.

Uma das coisas que eu mais uso em relação ao campo de endereços é o atalho CTRL+L. Quando você quer mudar de página, não precisa pegar o mouse selecionar todo o endereço atual e apagar como seguido eu vejo pessoas fazendo, é só você dar o comando CTRL+L que o Firefox seleciona todo o endereço atual aí é só sair digitando o que você deseja e dar um ENTER. Ou se você preferir basta clicar no ícone que fica no canto esquerdo da barra de endereços que o endereço atual é todo selecionado.

Comece hoje mesmo a usar o Firefox:
- Site do Mozilla Foundation
- Site em português do Mozilla

2 comentários:

Ivan Brasil Fuzzer disse...

O esquema do "estou com sorte" só não funciona se você tiver um proxy como tenho na empresa onde trabalho.
Sobre o "Ctrl+L", eu costumo usar F6.

Anônimo disse...

Cara estou com um problema...!!
ex:
quero ir para o site submarino,escrevo simplesmete "submarino" e elçe iria usando o google para o site,mas issonão está acontecendo mas, ele está usando agora o yahoo search e não vai direto ao site, abre apenas uma pagina de pesquisa...se voçe poder me ajudar com esse pepino eu agradeço muito!!
obrigado
alberto.akel@gmail.com