sexta-feira, agosto 31, 2007

Facebook, uma alternativa ao Orkut

facebookFacebook é, como o Orkut, uma rede de relacionamento. O Facebook foi fundado a três anos atrás por Mark Zuckerberg que na época tinha apenas 22 anos e era estudante em Harvard. Esta nova rede de relacionamento virtual vem surpreendendo o mundo por causa do crescimento acelerado, atualmente é a segunda maior rede de relacionamento nos EUA perdendo apenas para o MySpace.

No Brasil, o Facebook ainda é muito pouco conhecido. Um dos impedimentos ao maior uso do Facebook no Brasil talvez seja que por enquanto ele só esteja disponível em inglês, entretanto o Facebook já se pronunciou a respeito do Brasil e prometeu para em breve uma versão em português.

Na verdade, o maior empecilho para uma rede de relacionamento virtual no Brasil, é a concorrência com o Orkut. O princípio de uma rede de relacionamento virtal é que você possa encontrar os seus amigos e se relacionar virtualmente com eles, mas se os seus amigos não estão lá tudo parece perder o sentido. Como no Brasil o Orkut dominou o mercado, todo mundo está lá, os seus amigos estão lá, aquela pessoa que você odeia está lá, por que usar uma outra rede de relacionamento virtual se os meus amigos não vão estar lá? Talvez não seja o melhor mesmo, trocar seis por meia dúzia não vai te acrescentar nada. Porém, numa outra rede de relacionamento você pode encontrar ferramentas diferentes para se relacionar com os seus amigos que deixem a experiência mais divertida ou até mesmo mais útil.

E é aí que o Facebook vem ganhando mercado.

O seu perfil no Facebook pode ser muito mais personalizado do que o do Orkut, enquanto que no Orkut você tem campos pré-determinados para preencher no Facebook você pode colocar um enquete, ou ao invés de usar o álbum de fotografias padrão do Facebook pode usar o seu Flick integrado ao seu perfil.

O poder de personalização do Facebook está relacionado a um recurso chamado Aplicações. Você pode adicionar aplicações ao seu perfil, interagir com aplicações que estejam no perfil de outras pessoas, e pode até escrever aplicações para o Facebook.

Existem muitas aplicações para o Facebook, vou citar somente algumas que eu achei interessante:

- My Aquarium: Que tal ter um aquário no seu Perfil? Com esta aplicação isto é possível, e o mais legal é que você pode comprar (dinheiro fictício) peixes para o seus amigos também. Veja a imagem abaixo, este é o aquário do Ivan:
aquario

- zuPort Flickr: Integra o seu perfil com as suas fotos do Flickr, podendo ver todos os seus álbuns através do Facebook e listando as últimas fotos no perfil.

- Flog Blog: Liste os últimos posts do seu blog dentro do perfil do Facebook.

- Marketplace: Compre e venda produtos dentro do Facebook, mais ou menos como o MercadoLivre.

- Posted Itens: Compartilhe com seus amigos, links legais, vídeos YouTube, um texto bacana.

E muitas outras aplicações, como eu uso o Facebook a pouco tempo conheço mais o básico.

Uma vantagem que eu acho muito importante que o Facebook tem frente ao Orkut é que no Facebook você pode adicionar muito mais fotografias que no Orkut, eu não sei ainda qual é o limite, mas posso te dizer que é muito maior que o do Orkut.
Um outro diferencial do Facebook é em relação a privacidade. Você pode escolher quem vai ver o seu perfil completo, suas fotos, suas aplicações. Para desconhecidos você pode apenas autorizar que vejam a sua foto do perfil e o seu nome.

E aí o que achou? Deixe o seu comentário dando a sua opinião.
Se gostou se cadastre e me adicione como amigo.

Links relacionados:
- Facebook
- Orkut

5 comentários:

Cleverson disse...

Hmmm... Interessante... Mas naum sei se vou me cadastrar... Um "orkut" já tah mais que baum! hehe

Mas ainda assim o post é bastante interessante e, para quem tiver interesse, faz uma boa descrição do que é e das diferenças que têm para o Orkut.

[]'s

Ivan Brasil Fuzzer disse...

Eu ainda estou tentando me adaptar ao facebook, ele não me parece tão amigável.

Du disse...

Agora esse negócio de rede de relacionamento virou modinha... eu mesmo jah fui convidado pra umas 5, isso que não sou muito popular nesse tipo de coisa...

Acho que o pessoal deveria tentar parar de reinventar coisas que já existem e tentar bolar coisas novas... Estes sites de relacionamento servem mais pra ti conseguir afastar as pessoas, sem falar na concorrência dos scraps e testemonials...

A pessoa vem falar com você e te pergunta: "Por que não me respondeu o scrap?", ou ainda a ilustre frase: "só add com scrap"... que coisa mais sem sentido...

A ideia dos sites de relacionamento andam meio distorcidas, virou meio que uma competição do melhor álbum, do scrapbook mais concorrido...

Eu acho que o orkut me ajuda a entrar em contato com aquelas pessoas que eu não tenho um e-mail ou telefone... mas no mais... acredito que até atrapalhe um pouco...

Ivan Brasil Fuzzer disse...

Eu nem estou no orkut, estou vendo se o facebook me serve de alguma coisa. O orkut me ajudou a encontrar alguns amigos que não tinha mais contato, fora isso não teve muita utilidade, por isso eu saí.

Andre Almeida disse...

Me lembro quando o Orkut surgiu e eu fui um dos primeiros entre os meus amigos a entrar no Orkut.

Para todos que eu enviei o convite ninguém aceitou. Meses depois? Tava todo mundo lá.

Nem o Cleveron nem o Ivan que foram uns que receberam e que estão aqui.

hahahaha! Eu me lembrei disso e não ia deixar passar em branco.
Não levem a mal é brincadeira. hehehe

Na minha opinião, rede de relacionamento é que nem novela.Todo mundo diz que odeia mas tem uma puta de uma audiência.

O Eduardo falou uma coisa que é quase verdade:
"A ideia dos sites de relacionamento andam meio distorcidas, virou meio que uma competição do melhor álbum, do scrapbook mais concorrido..."

Quase porque na minha opinião não anda distorcido, é exatamente isso. Rede relacionamento é de pessoas, na vida real as pessoas não são assim?
Cada uma comprando o celuar/carro/outra coisa pra "competir" com os outros?

É óbvio que todo tipo de generalização é burra, mas se você não gosta disso não faça. E use para o que você achar melhor.

Redes de relacionamento não servem pra muita coisa? Não!

Afastam as pessoas?
Na minha opinião não, pq nem de perto substitui o relacionamento normal, e acredito q ninguém deixaria de fazer algo real pelo virtual. Só q quem quer se isolar vai estar lá e não no real. Mas o problema não é a rede de relacionamento virtual.

Então, se não serve pra nada pq cargas d'agua tu fez um post falando bem do Facebook? Ou porque se cadastrar e talz?
Eu fiz o post pq gostei do Facebook achei que ele agrega coisas que o Orkut não faz, como uma interação entre as pessoas.
Mas não é útil! Definitivamente.
Mas será q tudo tem q ser útil?
Diversão é errado?
Se tantas pessoas estão no Orkut e se logam com freqüência alguam coisa legal elas acharam. E se não for útil? E se for só pra se divertir? E se for fútil? Foda-se! :D
Relaxa e goza.

O Facebook vai tomar o lugar do Orkut?
Acho que não, apesar de ele ter mais coisas, não vai substituir, pq o q ele tem não vai ser suficiente para vencer a resistência das pessoas a trocar o Orkut pelo Facebook.

Enfim, na minha opinião tem um pouco de precoceito sobre a coisa.

PS: Fiz esse comentário de mau humor.
PS2: Não gostou? Foda-se! hahahah