sábado, abril 04, 2009

Músicas online? Sonora é uma opção

Last.fm o precursor
Last.fm é o pioneiro e o rei das músicas online, infelizmente eles vão passar a cobrar para as pessoas que estejam fora dos EUA e da Inglaterra. Eu sentia falta de mais artistas nacionais no Last.fm mas ele sempre foi uma excelente ferramenta para ouvir música online.

Sonora, uma opção tupiniquim
Estava ouvindo algumas músicas no Last.fm hoje de manhã e me lembrei da Rádio Terra que eu gostava de ouvir há um bom tempo atrás. Parei de ouvir porque a Rádio Terra deixou de funcionar no Firefox e no Linux. Resolvi acessar o Terra para ver como andava a Rádio Terra e tive uma surpresa, a Rádio Terra não existe mais (pelo menos da forma que eu conhecia, separado do Sonora) e pelo o que eu pude notar foi integrada ao Sonora, mas a surpresa foi ver que o Sonora está funcionando no Linux e o site está bom.

O sonora trabalha com planos para ouvir/baixar músicas. É pois é, a rapadura é doce mas não é mole. De grátis só dá pra ouvir online somente 20h/mensais, o Sonora tem um plano de R$9,90/mês para ouvir as músicas por tempo ilimitado.

Baixar as músicas para o PC? Não obrigado!
Agora, baixar as músicas para o seu computador ESQUEÇA! As músicas não vem no formato mp3, elas vem em wma com DRM. Isto é uma coisa que simplesmente não presta. =)

DRM é para garantir que uma música baixada seja tocada apenas em computadores ou mp3 players que contenham a licença. Evitando que se passe essa música para uma outra pessoa sem que se pague pela licença.

O problema do DRM é que ele também vai te impedir de fazer um monte de coisas. Você só pode ouvir músicas nos programas que toquem este tipo de arquivo ou passar para aparelhos que suportem essa (anti)tecnologia.

Na prática é o seguinte, esqueça o player xing-ling que você tem, ele não vai tocar as músicas. Se você formatar o seu PC é preciso baixar todas as licenças de novo. Se você passar as músicas para o seu mp3 player não vai poder passar para um outro computador. Se você usa Linux... bom aí esqueça mesmo pq essa M???? não toca no Linux. (ainda bem!)

Pagar para ouvir músicas?
E por que não? Os artistas, a equipe que fez o site e todas as outras pessoas envolvidas precisam pagar as suas contas. E como diz um amigo meu, todo mundo gosta de coisas a baixo custo, só as minhas contas que não. O que não está certo é pagar por uma coisa que não funciona direito (DRM) ou por um preço abusivo. (No caso do DRM tem acontecido as 2 coisas)

Alternativa livre
Sim, existe uma forma de pagar as contas sem cobrar pelas músicas. E também existe artistas interessados em divulgar as suas músicas sem ganhar com a venda da música, ganhando com os shows. É uma alternativa bem interessante pois não fica dependente do Jabá.

Para esta turma, uma das opções para divulgar as suas músicas é o Jamendo. Que permite seus usuários, ouvir, baixar as músicas, de maneira Livre, Gratúíto e Legal!

Um comentário:

Cleverson disse...

Pelo Msn:

Bah! Nem sabia que a rádio Terra tinha se sumido! hehehe

E, aliás, isto me lembra pastel do garapas na lks!

BOOOONS tempos! :)

[]'s