quinta-feira, abril 30, 2009

Twittar ou não Twittar?

O Twitter está na moda, nos últimos dias houve uma invasão de novos usuários. Apesar da grande popularidade o Twitter não é uma unanimidade, muitos o acham superficial ou que simplesmente não serve para nada. Mas o que é o Twitter? E ele será uma ferramenta que ficará ou com o tempo se tornará mais uma coisa que ficou popular na internet e acabou? Saiba mais lendo este post e tire suas próprias conclusões.

O que é o Twitter?
Twitter é uma rede social de microblogging. Entendeu?
Não né, mas quem sabe um vídeo explica:



Como funciona?
Vídeos são legais, veja outro:




Minhas impressões sobre o Twitter

Depois de muito ouvir falar do Twitter resolvi experimentar. Após me cadastrar no site, o Twitter se ofereceu para vasculhar os meus contatos no gmail para buscar usuários do Twitter entre os meus contatos.

Para minha surpresa existia uma dezena de contatos meus que já utilizavam o Twitter. Muitos tinham se cadastrado e nunca tinham mandado uma mensagem se quer, outros mandaram algumas e pararam. Entretanto alguns se mantinham ativo.

O próximo passo foi me ambientar mais com a ferramenta, comecei a buscar informações sobre o Twitter, como usa-lo, para que servia. Acabei lendo vários artigos em blog e portais e também os vídeos acima. Busquei uma ferramenta para me manter atualizado com a minha rede de amigos do Twitter e fazer atualizações e achei o TwitterFox que utilizo até hoje.

Me entusiasmei com a ferramenta e me surpreendi. Confesso que quando comecei a usar não esperava muito, achava que não servia pra nada e sabe o que pior? Talvez não sirva.

Uma coisa que o Twitter me trouxe foi um retorno de contato com alguns amigos do tempo que trabalhei em Porto Alegre, como o @tonismar, @mikethor, @diegovic e @elyedre_costa.

Outra coisa que o Twitter permitiu foi compartilhar coisas que nunca seriam um post. As vezes só se quer compartilhar um link, dar uma opinião breve sobre uma situação. Coisas que um post num blog poderiam não acontecer por falta de tempo. Na minha opinião blog e Twitter fazem uma parceria perfeita.

Neste meu breve tempo no Twitter gostaria de destacar alguns Twitts para demonstrar coisas que o Twitter me permitiu fazer que não daria para fazer no blog:

Portanto eu acredito que o Twitter é uma boa ferramenta de comunicação com os amigos. Por outro lado acredito que a popularidade do Twitter está no seu auge e que daqui a para frente isto tende a diminuir. Ficando para o nicho dos internautas mais interessados nesta interatividade.

Aos que não quiserem entrar nesta onda podem acompanhar os meus pitacos no Twitter pela barra do Twitter aqui no blog na coluna da direita.

Interessou? Então me siga!

3 comentários:

Ivan Brasil Fuzzer disse...

Pra mim continua sendo totalmente inútil.

Cleverson disse...

Ah... Eu sou um daqueles que se cadastrou e nunca mais usou... Fazia um teeeempo que eu tava cadastrado... Tu é que me lembrou que eu tava... hahaha... Mas nunca usei...

Quem sabe um dia eu tire um tempo pra ver como é isso aí de verdade!

Vlw!

[]'s

Lili disse...

Gostei do vídeo! Ateh botei num "post" do twitter! hehehe
Bom, eu sou adepta a qualquer forma de mídia, interatividade ou ferramenta de comunicação que s epossa usar. Mas claro, desde que não fique banalizada, como por exemplo viraram os scraps do orkut, que é um bando de spam geralmente... Acho que usando a criatividade, se pode usar de muitas maneiras bem legais e o que é melhor, com retornos bem interessantes! ;)