terça-feira, junho 17, 2008

Hoje é o dia de baixar o Firefox 3

Esta disponível para download a partir de hoje a 3ª versão do navegador web Mozilla Firefox. Esta nova versão levou quase 2 anos para ficar pronta, as mudanças foram grandes mas a experiência do usuário não mudou muito.

Principais mudanças da nova versão

A primeira mudança que se nota ao usar a nova versão do Firefox é o novo comportamento da barra de endereços. Agora ao digitar alguma palavra na barra de endereço ele sugere endereços buscando não apenas pelo começo do endereço mas por qualquer endereço que contenha aquela palavra, além disso também procura pelos títulos das páginas. A nova barra de endereço pode ser vista na imagem abaixo:



Outra mudança que também vai ser notada logo de início é a nova aparência do Firefox, agora ele se adequa melhor ao tema do sistema operacional. Outra mudança na aparência porém um pouco mais sutil são os campos que não possuirem nenhum estilo definido pela página, agora estes campos também vão respeitar o tema do sistema operacional.

Agora é possível pausar e reiniciar downloads sem problemas com o Firefox, esta era uma funcionalidade muito aguardada e que finalmente foi implementada na versão 3. Além disso agora é possivel realizar pesquisas na lista de downloads.

Além destas mudanças muitas outras foram realizadas no Firefox que o deixam mais fácil de usar, com mais possibilidades de personalização, com mais ferramentas para desenvolvedores de sites, e melhorias no desempenho, além de melhorias na segurança como a possibilidade de ver todas as informações sobre o site em um clique, como mostra a imagem abaixo:



Estas são apenas as principais mudanças do Firefox, as outras mudanças vão ser exploradas (ou não) em outros posts sobre o Firefox aqui neste blog.

O Firefox 3 não vai causar nenhuma revolução como aconteceu com a primeira versão do navegador, mas é uma versão que traz boas novas funcionalidades aos seus usuários.

Campanha Download Day

Como já foi dito aqui neste post a Mozilla criou uma campanha bater criar um recorde mundial de download com o intuito de divulgar ainda mais o Firefox.

Então o dia é HOJE, quem quiser participar é só baixar o Firefox agora! ;)

Esta campanha gerou alguma rejeição por parte de alguns blogueiros/sites como pode ser visto no blog Meio Bit falando da campanha neste post (Meio Bit é um blog que parece ter vendido a alma a Microsoft e mantem uma relação homosexual com a Apple). No BR-Linux houve uma manifestação de falta de interesse na campanha como pode ser visto nesta notícia, apesar da campanha ter sido bem divulgada no BR-Linux.org.

A minha opinião sobre estas reações são: Que gente chata! =)
Óbvio que existem coisas muito mais importantes que usar ou não Firefox, e ninguém pode se alienar do resto. Entretanto eu sou um profissional de informática, não sei qual o problema de participar de uma campanha que vai promover um software que eu acho legal. É como uma brincadeira. Então relaxem, eu ainda me preocupo com todas as coisas do mundo.

Baixando o Firefox

Firefox 3
O site da Mozilla está com problemas de instabilidade. Se você não conseguir abrir volte em alguns minutos e tente de novo. Você tem até amanhã as duas horas para baixar o Firefox e ainda participar do concurso.

2 comentários:

Ivan Brasil Fuzzer disse...

Os dados finais e/ou oficiais serão disponibilizados quando e onde?

Andre Almeida disse...

Aqui:
http://www.spreadfirefox.com/en-US/worldrecord

Lá mesmo diz que o pessoal do Guiness Book esta conferindo o resultado. Mas há uma informação de 8,505,212 downloads. Uau!