quarta-feira, janeiro 16, 2008

Existia um acordo entre Microsoft e Globo?

Globo VídeosHá pouco tempo atrás a Globo.com mudou a tecnologia dos vídeos de Windows Media para Flash.

Segundo um desenvolvedor da Globo.com, o Guilherme Chapiewski, a tecnologia Flash é mais moderna e proporciona uma melhor qualidade de imagem. Mas se o flash é tão melhor assim porque a Globo.com usava Windows Media?

Em um post no seu blog Guilherme Chapiewski dá algumas pistas, veja o trecho abaixo:

"Muitas pessoas sempre me perguntavam porque a Globo.com usava Windows Media ao invés de Flash. Não posso entrar nos detalhes dessa decisão mas só para deixar as coisas mais claras, não era uma decisão técnica e sim de negócio."

Negócio? Hummm... entenda o quiser.

A Microsoft pagar para alguém usar a tecnologia dela não é ilegal e na minha opinião nem imoral. O maior prejudicado talvez seja a própria Globo.com que deixa de dar aos seus visitantes uma qualidade melhor nos vídeos.

Entretanto a história mudou e agora a Globo.com usa flash. Eu concordo que o flash é melhor que o Windows Media, mas a maior vantagem ainda é a possibilidade de dar um pause para deixar o vídeo carregando para assistir quando tudo estiver carregado, isso vai ser bom para quem não tem internet muito veloz. Outra vantagem é a simplificação, flash é muito mais fácil de instalar e tem suporte a mais plataformas (Windows, Linux e Mac).

Alias, vocês sabiam que o flash já é capas de reproduzir vídeos em HD(High Definition )?
Veja aqui um exemplo: http://www.vimeo.com/459938

Será que o Guilherme Chapiewski quis dizer que logo a Globo.com vai ter os vídeos em HD com este trecho abaixo:

"Agora, com todas as arestas aparadas, finalmente estamos disponibilizando vídeos numa tecnologia mais moderna e com muito mais qualidade de imagem do que a versão anterior (e vai melhorar!)."

Tomara que sim!

Abraços

Um comentário:

Anônimo disse...

Agora falta o Terra seguir esta mesma idéia, eu estou mandando um email por dia reclamando da atual arquitetura e falando da necessidade de disponibilizar os vídeos em flash.