sábado, abril 07, 2007

Gaim agora se chama Pidgin

No começo o Gaim se chamava "GTK+ AOL Instant Messenger" a AOL se queixou e o projeto passou a se chamar Gaim. Um tempo depois a AOL registrou o termo "AIM" e passou a reclamar também do nome Gaim.

Os desenvolvedores do Gaim foram atrás de ajuda jurídica e receberam o aviso para manter tudo confidencial e em segredo. Na época do lançamento do Gaim 2.0 Beta a AOL passou a ameaçar o principal desenvolvedor do Gaim o Sean Egan.

Para resolver todos os problemas legais os desenvolvedores formaram o Instant Messaging Freedom Corporation que passou a ser responsável pelo Gaim. Contrataram um novo grupo de advogados para selar um acordo com a AOL para que processos judiciais não mais atrapalhassem a vida dos desenvolvedores do Gaim.

O acordo com o AOL demorou mais tempo do que eles esperavam e no início das conversas se comprometeram a não lançar nenhuma versão não beta em nome da boa fé e também a manter essa informação em segredo.

No final de tudo conseguiram o acordo e já podem lançar uma nova versão. Porém terão que trocar de nome.

E o Gaim agora passa a se chamar Pidgin.

Pidgin é o nome dado a qualquer língua que é criada, normalmente de forma espontânea, de uma mistura de outras línguas, e serve de meio de comunicação entre os falantes de idiomas diferentes. ( fonte: Wikipédia)

Agora que o acordo está assinado, a equipe pretende lançar o Pidgin 2.0.0 nesta semana ou no máximo na outra.

O novo site agora é: http://www.pidgin.im/

4 comentários:

Anderson Piccoli disse...

Espero que agoa ninguém mais tente acabar com o projeto por causa de "semelhança de nomes"...

Cleverson disse...

Interessante...

Nós podíamos criar uma patente de um nome também, né... To querendo ficar rico logoo!! :P

Ivan Brasil Fuzzer disse...

Só espero que a grande mudança do Gaim 2.0.0 não seja só o nome. Ainda espero que o suporte a áudio e vídeo seja incorporado nesta versão.

Anônimo disse...

Eu espero que alguém acenda uma banana de dinamite nesse tipo de empresa, logo, antes que criem um produto chamado Drung!

É impressionante observar por onde atacam. Parece um disco arranhado.

[]'s