domingo, julho 09, 2006

Google Reader

Você abre o Mozilla Firefox e digita o endereço do blog do seu amigo e quando o navegador carrega o blog você vê que não há nada de novo. Ok, você vai visitar aquele blog sobre Ubuntu e... nada de novo. Então decide ver se há alguma novidade sobre o Gaim e, nada? Aí já desanimado desiste de ver se aquele álbum de fotografias tem alguma coisa nova.

É para ajudar nisso que surgiu o RSS. A tecnologia do RSS permite aos internautas se inscrever a sites que fornecem "feeds" (fontes) RSS. Estes são tipicamente sites que mudam ou atualizam o seu conteúdo regularmente. Para isso, são utilizados Feeds RSS que recebem estas atualizações, desta maneira o usuário pode permanecer informado de diversas atualizações em diversos sites sem precisar visitá-los um a um. (fonte: Wikipedia ) Ou seja, você pode ficar sabendo em apenas um lugar quais são as últimas novidades dos blogs dos seus amigos, saber se aquele programa foi atualizado ou se determinado álbum de fotografias tem alguma coisa nova.

Apesar desta tecnologia existir há um bom tempo, faz pouco que eu comecei a utilizar e o motivo é simples: não achava um bom leitor de RSS. Eu queria um leitor que só me mostrasse somente aquilo que eu já não tivesse lido e além disso fosse simples. A maioria dos leitores RSS te mostram os últimos posts de um blog ou as últimas notícias de um site não respeitando se você já viu ou não aquela informação.

Até que eu conheci o Google Reader. E o Google Reader faz tudo o que eu queria, me mostra só o que eu ainda não ví e ainda permite classificar os meus feeds RSS.

Google Reader


Hoje, no meu Google Reader eu tenho 7 feeds RSS.
  1. O do blog Ubuntero do meu amigo Ivan.
  2. Do Flickr do Ivan.
  3. O feed dos comentários das fotos no meu álbum de fotografias.
  4. O feed do Gaim.
  5. E o feed sobre as atualizações do Mozilla Firefox.
  6. O blog do Adário.
  7. E o blog do meu primo Jean.
No Firefox você pode ver se uma página da internet possui um RSS olhando se existe um ícone do RSS no final da barra de endereços como na imagem abaixo.

RSS no Mozilla Firefox

Então comece agora mesmo e já adicione o feed RSS deste blog.

Feed RSS do Mundo Andre.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu uso o google reader por outro motivo. Não tenho acesso a http na maior parte do dia. Apenos temos acesso ao site do google. Com isso eu consigo ler pelo menos os cabeçalhos das matérias que saem nos sites que costumo ver e lógicamente posso ver os comentários que fazem no meu blog.

Anônimo disse...

tem um easter egg escondidinho no Google Reader:

http://copiacarbono.blogspot.com/2006/09/easter-egg-do-google-reader.html