
Na minha opinião, fazer uso de flash para adicionar efeitos visuais em sites na maioria das vezes é um erro. Adicionar menus, cabeçalhos de páginas animados tendem a deixar a página poluída e carregada de mais. A simplicidade sempre se mostrou a melhor prática na web.
Mas Flash não é um vilão, muito pelo contrário. Hoje me parece a melhor solução para vídeos online, o Last.fm também fez um bom uso do flash para o seu player de música. Algum tipo de apresentação de produtos numa animação em flash também pode ser bom, até mesmo para apresentar a empresa, mas por favor sem introduções em flash para entrar em sites.
Portanto o uso de flash é bom quando bem usado, mas em muitas vezes é um erro. E é por isso que eu gostei tanto da extensão Flashblock para Firefox. Ele bloqueia os flashs dos sites e nem mesmo faz o download mas por permite que ative o flash facilmente apenas clicando sobre eles. Além de permitir que eu crie uma lista de sites que eu quero permitir flash.
Flash também são muito utilizados em propagandas e com o Flashblock você vai se livrar delas e ainda carregar o site mais rapidamente.
Para os usuários de linux existem ainda mais vantagens. O flash no linux apresenta alguns problemas conhecidos como as transparências (que não ficam transparentes) e algum problema de desempenho do plugin sobre esta plataforma. Por isso o bloqueio padrão de qualquer flash é uma boa solução, flashs que deviam ser transparentes e que antes ficavam sobre textos agora simplesmente não estão lá, e ainda é possível ve-los a apenas um clique.
Bom, agora só resta você experimentar.
- Flashblock no Firefox Add-ons.
Veja um screenshot do site YouTube com Flashblock:
