quarta-feira, fevereiro 20, 2008

Terra exclui usuários de Linux

Ao tentar assistir um vídeo no Terra TV sou advertido que o meu computador não tem os softwares necessários para assistir vídeos no Terra TV.

O software que falta? Veja abaixo na figura:
so_nao_compativel

Logo abaixo o Terra me informa que os sistemas operacionais compatíveis são Windows e MacOS X. E com uma observação:
Terra TV não funciona no sistema operacional Linux.

Até onde eu sei o Terra usa Windows Media para reproduzir os vídeos no Terra TV. Mas André, Windows Media funciona no Linux, não é? Você me pergunta. Sim funciona, mas desde que não utilizado ActiveX. Assunto antigo lembra do ClicRBS?

O fato é que o Terra simplesmente ignora usuários Linux por serem uma minoria. Então eu te pergunto queridos usuários de Linux leitores deste humilde blog, se por um acaso você é assinante do Terra, por que pagar a um servidor que te exclui?

Os usuários de Linux tem um perfil de serem influentes no âmbito da tecnologia, então amigos, em uma atitude de desgosto não só não assinem o Terra como não recomende a ninguém, até recomendem para quem você conhece que assina Terra a assinar outro.

Na Globo.com os vídeos são em flash e funcionam muito bem no Linux. ;)

Você me pergunta: Mas André, os vídeos do Terra há muito tempo não funcionam no Linux. Por que a revolta agora?
Antes eu não me importava porque sei, por ser programador, que mudar o que está pronto é custoso. Acontece que o Terra lançou agora vídeos em HD (High-Definition) utilizando Silverlight, uma tecnologia nova da Mico$oft que só funciona no Windows e no MacOS X.
Se fizeram coisa nova porque não fizeram direito?

Lembrando, vídeos em HD estão disponíveis em Flash (e que funcionam em Linux, Windows, MacOS X ...) há algum tempo:
Ex: www.vimeo.com/hd

Curiosidades:
Na página do Terra que me avisa que o meu sistema operacional não é compatível aparece um banner de um software anti-vírus do Terra mesmo. Pobre usuários de Windows.

Caso ClicRBS
Parece que os streamings do ClicRBS estão funcionando agora no Linux, entretanto os vídeos não. Eu não tive tempo de voltar a falar sobre isso aqui no blog porque na época comecei a fazer o meu trabalho de conclusão. Outra hora volto a fazer um post sobre o ClicRBS.

Hasta la vitoria siempre!

4 comentários:

Ivan disse...

Toda a semana eu mando um email para o terra reclamando do desrespeito com os usuários e faço questão de citar o caso do Globo.com que deu um passo à frente e vai pegar os usuários linux que o terra está perdendo.
Eu acho curioso a escolha de uma tecnologia que roda em Mac OS já que no Brasil é muito maior o número de usuários Linux em ralação ao Mac OS, é bom lembrar também que o Mac OS tem um kernel BSD.

Rafael disse...

É por isso q eu odeio o terra e assino globo.com. Assisto todos os vídeos no meu ubuntu sem problemas, com qualidade e ainda consigo ver as integras em tela cheia dos jogos de futebol do meu time... o que sai muito mais barato que assinar o premiere da NET.

Ivan disse...

Andre, o que acha de lançarmos uma campanha para que nossos leitores enviem emails para o terra reclamando do serviço? Acho que se o número de mensagens começar a crescer a coisa pode mudar. Eu estou pensando em um texto mas a cabeça não tá muito boa.

Thadeu Penna disse...

Eu postei aqui a minha saga com o Terra. As informações são desencontradas e desonestas. O globo.com ao menos te dá a opção de seguir sem suporte. O cara do Terra ainda tentou me convencer que o Windows era mais fácil e mais seguro e soltou o convênio Terra/Microsoft. Não creio que valha a pena insistir.